Batimetria para que serve

Mas afinal, para que serve a Batimetria?

Primeiro vamos definir o que é Batimetria.

batimetria é a medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios e é expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais, à semelhança das curvas de nível topográfico. Os levantamentos batimétricos iniciam-se com a coleta de dados no local para criar a modelagem 3D com a apresentação da morfologia, textura e forma do relevo dos mares, lagos ou rios.

Como resultado da batimetria temos os compostos de mapas, cartas náuticas e modelos 3D georreferenciados.

Agora, para que a batimetria é usada?

Para navegação é usada para garantir a segurança e a eficiência do tráfego de embarcações, o  monitorar o ambiente aquático, auxiliar em projetos de engenharia como construções, localização de tubulações, turbinas eólicas, pontes. É usada também para executar estudos para exploração marinha, pesquisas arqueológicas submarinas e estudos oceanográficos e hidrográficos

É utilizada também como ferramenta de controle e norteamento em apoio a obras de dragagem, construção de molhes e proteção inferior, terraplenagem em portos, construção de diques e no gerenciamento costeiro de recursos naturais, desenvolvimento de vias interiores navegáveis, dragagem, soleiras e taludes e até para desassoreamento de corpos d’água e entendimento desses processos.

Além disso, a batimetria é usada para o suporte técnico para obras de balizamento e implantação em pontos de perfuração e estacas cravadas, estaca-prancha, sondagens,  poços de águas subterrâneas e perfurações.

Visto a importância dos serviços de batimetria em diversas áreas, a sua execução só deve ser feita por empresas capacitadas e credenciadas junto ao Centro de Hidrografia da Marinha.

A Geourbe é credenciada CHM nas Categorias “A” e “B”, e seus trabalhos são pautados no NORMAN 25.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *