fotogrametria

O que é Fotogrametria?

Um dos mercados que ficou popular com o surgimento dos VANTs foi a Fotogrametria, ciência que mapeia grandes áreas através de câmeras embarcadas em aeronaves, esta ciência surgiu em 1849 na França e já passou por diversas transformações até a chegada dos drones, pode ser encontrada na grade de alguns cursos de engenharia, a Engenharia Cartográfica, por exemplo, tem 3 anos de Fotogrametria em sua grade curricular.

A parte boa desta popularização é que uma ciência cara como a Fotogrametria, barateou o seus custos e produtos que antes eram restritos aos órgãos públicos e grandes empresas de engenharia, hoje está acessível às pequenas e médias empresas.

A parte ruim é que toda popularização gera banalização, com isso vemos diversos projetos realizados sem as mínimas exigências técnicas, vale ressaltar que o mapeamento aéreo pertence a uma ciência, e como tal existem experimentos, avaliações estatísticas, etc. Além disso, o seu produto é utilizado por diversas vertentes da engenharia que exige alta qualidade.

Esse é um processo que todo avanço tecnológico passa. Por ser um mercado novo, os drones ainda precisam passar por um processo de maturidade, a começar pela legislação para o uso comercial, que mesmo sem ser publicada, não está impedindo que o mercado cresça exponencialmente, principalmente pelo trabalho de empresas sérias que estão realizando um ótimo trabalho e fomentando o mercado em todo o país.

Para que o mercado cresça de maneira responsável é necessário que as empresas tenham um corpo técnico capacitado com engenheiros com formação ou experiência em fotogrametria, por mais que o avanço tecnológico está deixando os processos mais simples e automatizados, por ser uma ciência a fotogrametria também é uma arte, e a experiência e o conhecimento técnico de um engenheiro garante um trabalho de qualidade, além disso, também é capaz de avaliar o trabalho contratado.

Este é ponto, as empresas contratantes não estão sabendo avaliar a qualidade dos produtos entregues, que só são descobertos na execução do projeto ou quando é realizado um segundo mapeamento aéreo na mesma área por uma empresa com know-how, portanto, é muito importante que o mercado se profissionalize.

fonte: http://blog.droneng.com.br/e-possivel-realizar-fotogrametria-com-phantom/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *