(11) 3308-5555 contato@geourbe.com.br

Geofísica: Exploração do Subsolo

Texto Responsivo

Geofísica é a ciência que estuda a estrutura, composição, propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra, através de métodos geofísicos não destrutivos.

NÃO PERCA TEMPO! CLIQUE NO WHATSAPP E RECEBEBA AGORA SEU ORÇAMENTO DE GEORADAR!

WhatsApp Button

Realizamos serviços de geofísica por meio dos métodos Georadar (GPR), Eletromagnético Indutivo (EM), Eletrorresistividade (ER) e Magnetometria

O que é Geofísica?

Geofísica é a ciência que investiga a estrutura, composição, propriedades físicas e processos dinâmicos da Terra. Ao contrário da Geologia, que examina a Terra por meio de observações diretas de rochas, a Geofísica utiliza métodos indiretos para explorar o subsolo. A geofísica pode ser dividida em duas áreas principais: global e de prospecção.

Métodos Geofísicos

Os métodos geofísicos são técnicas de investigação indireta da subsuperfície, aplicadas de maneira rápida e não invasiva. Esses métodos auxiliam em áreas como engenharia, hidrogeologia, prospecção mineral e estudos ambientais. Eles permitem determinar a profundidade da zona saturada, mapear falhas e fraturas, detectar plumas de contaminação e medir a profundidade do topo rochoso.

As técnicas geofísicas baseiam-se em propriedades elétricas ou eletromagnéticas das rochas, principalmente resistividade elétrica ou sua inversa, condutividade. A resistividade das rochas e da água pura é geralmente alta, tornando-as isolantes elétricos. No entanto, as águas na natureza possuem condutividade apreciável devido a sais dissolvidos.

Resistividade elétrica de rochas, solos e minerais (Loke, M.H. 2010).

Eletrorresistividade

A eletrorresistividade é uma técnica na qual, por meio de um par de eletrodos cravados na superfície do terreno, se injeta corrente elétrica (I) no subsolo, e por um segundo par de eletrodos corretamente posicionados em relação aos de corrente, mede-se a tensão (V) resultante. Pelo valor de tensão, corrente, à distância entre eletrodos, calcula-se a resistividade elétrica aparente dos materiais em subsuperfície

Caminhamento Elétrico

O Caminhamento Elétrico (CE) consiste em executar uma série de medidas de resistividade aparente na superfície do terreno, com um arranjo fixo de eletrodos e ao longo de um perfil, fazendo, assim, uma varredura lateral da área de interesse. Então, cada ponto de medida é lançado em um gráfico (pseudo-seção), onde se tem a posição na superfície pela profundidade estimada. A pseudo-seção representa as resistividades aparentes que foram lidas pelo instrumento em pontos do perfil e não as resistividades reais existentes em subsuperfície. Portanto, é necessário utilizar-se de procedimentos físicos e matemáticos para se chegar às resistividades verdadeiras.

Caminhamento Elétrico

Recentemente, o Caminhamento Elétrico tem sido chamado também de Tomografia Elétrica, Imageamento Elétrico ou Tomografia de Resistividade Elétrica, devido ao grande número de medidas em que uma mesma porção em subsuperfície é amostrada.
Para se obter as resistividades reais do subsolo investigado, conforme perfil de exemplo na figura abaixo, são utilizados programas de computadores que realizam os cálculos necessários, com a interação do profissional de geofísica.

Perfil de Caminhamento Elétrico

Sondagem Elétrica Vertical

A técnica da sondagem elétrica vertical consiste, basicamente, na análise e interpretação de um parâmetro físico, obtido a partir de medidas efetuadas na superfície do terreno, investigando, de maneira pontual, sua variação em profundidade.

Arranjos de Campo – SEV

Na técnica de SEV, quatro eletrodos são colocados na superfície do solo em uma linha reta simétrica em relação ao centro. Há dois arranjos principais: Schlumberger e Wenner. O arranjo Schlumberger é mais popular no Brasil e Europa, enquanto o Wenner é mais comum no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.

O Schlumberger é mais prático, pois envolve o deslocamento de apenas dois eletrodos, resultando em leituras com menos interferências. Além disso, é mais eficaz em terrenos não homogêneos, minimizando erros interpretativos causados por heterogeneidades laterais, uma vantagem sobre o arranjo Wenner.

Contudo escolha a excelência, escolha GEOURBE para suas necessidades Geofísica.

Então, entre em contato conosco através do nosso website ou pelo telefone (11) 3308-5555.